Dia 29 de Novembro eu completei 18 anos..óóóó.
Se querem saber nem foi tão 'óóóó' assim, foi como todos os outros aniversários, normal.
Fiz coisas que costumo fazer, acordei meio-dia, almoçei com a minha família, meu irmão me encomodou por alguns minutos, fui pro centro fazer alguma coisa que não lembro agora e depois dei uma passada na academia.
OK. Ir na academia não é uma coisa que eu normalmente escolheria pra fazer no meu aniversário de 18 anos, devido ao fato de eu odiar ir, mas por alguma razão eu fui.
Enquanto eu estava lá, ouvindo uma música horrível que me dava mais sono do que disposição para fazer os exercícios, desviei um pouco a minha atenção para o dia, para as coisas que haviam acontecido até ali ou não acontecido até ali, o que significava ter 18 anos?..enfim..tudo o que passa pela cabeça de alguém que acabou de atingir a maioridade.
Eram quase 6 horas da tarde quando saí de lá, ainda com aquela sensação de ' é meu aniversário de 18 anos, será que não vai acontecer NADA emocionante hoje??'..Sim caros leitores, aconteceu algo muito emocionante e vindo do CÉU..o que? CHUUUUVAAA..MUUITA CHUVA.
Como eu sou muito inteligente, decidi que iria embora a pé (não estava chovendo ainda quando eu tive essa brilhante ideia) e..na metade do caminho começou A CHUVA. Como não havia MESMO como continuar eu decidi parar num ponto de ônibus e esperar.
(Agora, depois de toda essa enrolação necessária, é que começa o real sentido deste post.)
Ao meu lado, estava um Senhor de aparência muito simples, roupas surradas, cabelos grisalhos (talvez ele não fosse tão velho quanto aparentava), segurando uma bicicleta e com olhos cansados já que ele estava vindo do trabalho, no qual ele acorda TODOS os dias às 06:00 hrs pra ir..
Ele me contou isso e sabem como? Com um sorriso no rosto.
E aí mil coisas passaram pela minha cabeça e uma delas foi: 'Porra Naiara, para de reclamar da vida guria..aprenda com esse tiozinho aí que está do teu lado. Ele deve ter uns 5 filhos pra sustentar, morar numa casa cheia de goteiras, a mulher dele deve reclamar de tudo, ele não deve ter 'irmãozinho' pra dar carona quando estiver chovendo e MESMO assim ele tá sorrindo e dizendo que acorda às 6:00 hrs da manhã TODOS os dias pra ir trabalhar e provavelmente pra ganhar pouco mais de um salário mínimo. Então Naiara..crie vergonha na cara e vá fazer algo de útil.'
Mas o que?
Aprenda, simplesmente aprenda..todos os dias. Busque saber algo novo, algo que renove a sua vida diariamente..
Acorde às 6:00 hrs da manhã..(aham.. =P)
Abra a janela, olhe para o céu..(não faça isso se estiver chovendo)
Ouça a tua mãe gritar com você e te pedir pra fazer alguma coisa que você odeia, mas mesmo assim FAÇA..não te custa nada..
Saia com os amigos, fale merda com eles..
Leia todos os livros da faculdade mesmo que sejam chatos..só pelo fato de ser necessário.
Faça coisas que você goste e também que você não goste..
Permita-se conhecer pessoas, viver coisas diferentes..
Permita que as pessoas lhe conheçam.
Para de ficar achando tudo idiota, porque não é..
Mude de opinião sempre que achar necessário..
Sei lá..
Você realmente sabe o que imagina saber?
Observe essas pessoas que vivem anos da mesma forma e se pergunte: 'Como elas conseguem?'
Tente entendê-las.
Tente ficar UM dia sem reclamar de absolutamente NADA.
Tente imaginar o que acontece no mundo todo e não só no teu.
Leia um livro, ou alguma coisa do tipo..nem que seja Gibi da Turma da Mônica.
Tente entender o porquê de uma pessoa ir trabalhar às 6:00 hrs da manhã e mesmo depois de um dia escaldante de trabalho, com uma chuva horrível na volta pra casa, ela continuar rindo.
Seja alguém, mas pra isso não é necessário que o mundo todo lhe conheça e sim que você se conheça e se sinta alguém.
Entenda que VIVER É UMA ARTE..e na arte nem tudo é perfeito e bonitinho..
“Se você colocar uma folha de papel em cima de uma mesa e fazer uma linha nela, a arte jamais te impedirá de continuar a linha fora do papel, pra isso existe a mesa e depois o chão..enfim” (uma professora de Arte me disse isso na 4ª série), é tudo uma questão de escolha.
Imagine que essa folha é a tua vida e que a linha é o que você faz dela, portanto ela pode ser reta, torta, longa, curta..você decide, você é o artista..caberá a você, a partir de experiências e do seu conhecimento, julgar o que é certo e errado na tua vida. Você escolhe se quer continuar na superfície plana e lisa da folha ou se quer ir pra fora dela. (Sim, eu faço comparações absurdas).
Mas como me disseram uma vez: 'Infelizmente é mais fácil 'falar' do que fazer'.
Por isso, eu não aprendi AINDA a Arte de viver, mas acredito que já entendi e isso é um começo.
NÉ?
Ok. 2011 está chegando e essa é uma boa época pra você pensar sobre essas coisas, porque é ano novo e as pessoas costumam dizer que tudo vai 'ser novo de novo'.
Então, eu desejo a todos vocês que leem aqui, que vocês pensem a respeito disso e de muitas outras coisas e que desejem isso para outras pessoas também..que vocês façam algo de útil nesse Natal, mas não só nele que isso se estenda por todo o próximo ano, que vocês se sintam 'alguém' na vida, e aprendam a Arte de viver em 2011 e que eu também, enfim..FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS VOCÊS.
Gostaria muito que vocês, se pudessem, assistissem a esse vídeo..(:
Obrigada.
Até o próximo post em 2011..o////